1/08/19 às 15h49 - Atualizado em 1/08/19 às 15h49

Visitantes são flagradas com drogas ao tentarem entrar em unidades do sistema penitenciário

Wesley Macedo, da SESIPE

Entre os dias 25 e 31 de julho, quatro mulheres foram flagradas com drogas, ao tentarem adentrar em unidades do complexo penitenciário da Papuda, durante os procedimentos da visita. As visitantes estavam com os entorpecentes no interior de seus corpos e em bananas.

A primeira delas foi flagrada no dia 25 no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), e precisou ser levada ao hospital, para ser submetida a procedimentos médicos, para que o involucro, contendo maconha e crack, fosse retirado.

A segunda ocorrência com visitante foi na Penitenciária do Distrito Federal (PDF), no dia 29, e para a retirada do invólucro, contendo maconha, foi preciso à intervenção da equipe do Instituto Médico Legal.

Os demais flagrantes foram realizados na Penitenciária do Distrito Federal II (PDFII), nos dias 29 e 31 de julho. Em um dos casos a visitante estava com a droga no interior do seu corpo e no outro a substância foi encontrada no interior de quatro bananas.

Em todos os casos a presença dos “corpos estranhos” foi feita por meio do scanner corporal, as visitantes envolvidas confessaram a posse das substâncias ilícitas e foram escoltadas ao Instituto Médico Legal (IML), a uma unidade de saúde no caso do CIR, apresentadas à 30ª Delegacia de Polícia para o registro das prisões em flagrante e posteriormente, encaminhadas à carceragem da Polícia Civil e conduzidas à audiência de custódia.

Desde o início de 2019, foram realizados 85 flagrantes de visitantes tentando adentrar com drogas e valores monetários acima do permitido nas unidades prisionais do Distrito Federal. Somente é permitido entrar com valores pré-determinados a serem entregues ao detento para consumo no interior da cadeia, mas é proibido sair com qualquer valor monetário do local. O trabalho é realizado por agentes de atividades penitenciárias das Subsecretaria do Sistema Penitenciário, ligada a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Edição: Nicole Vasconcelos