17/07/19 às 11h34 - Atualizado em 17/07/19 às 11h34

Sistema Penitenciário em números – 1º semestre de 2019 – 1/3

Elaborado por Wesley Macedo e Rodolfo Aiello (Ascom/SSP)

O presente balanço tem o objetivo divulgar as atividades desenvolvidas pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário ao longo do primeiro semestre de 2019.

Agendamentos online de Visitantes: 17.877

Por meio de agendamento prévio, no site do “senha online”, o visitante pode realizar seu pré cadastro e escolher o dia e o horário para entrega da documentação necessária à realização ou atualização de cadastro.

O serviço se encontra disponível nos postos da SESIPE do Na Hora no Riacho Fundo, na Rodoviária do Plano Piloto e na Penitenciária do Distrito Federal (PDFI). A estimativa é de 40 mil agendamentos para 2019.

Senhas online emitidas para a visita: Até o mês de junho foram emitidas 191.189

Desde julho de 2015 os visitantes das unidades prisionais dispõem do Sistema de Senhas Online. A ferramenta permite aos parentes e amigos dos internos a emissão de senhas para a realização de visitas por meio da internet. A senha online, além de acabar com as filas na entrada do complexo penitenciário, informa o dia e a hora que o visitante deve comparecer na unidade prisional. Desde a criação do sistema já foram emitidas mais de 1.128.498.

Flagrante de visitantes com drogas: 71

Os flagrantes são realizados pelos Agentes de Atividades Penitenciárias durante os procedimentos de revista aos visitantes que pretendem adentrar nas unidades prisionais. As substâncias entorpecentes são localizadas, geralmente, nas cavidades naturais e no estomago dos visitantes, por meio dos scanners corporais existentes em todas as unidades prisionais. As substâncias também costumam ser encontradas em produtos dentro das sacolas que são levadas aos internos.

Agendamento eletrônico de advogados: 38.310

Por meio da parceria desenvolvida com a OAB/DF a Subsecretaria desenvolveu o sistema de agendamento eletrônico de advogados. A ferramenta permite aos advogados agendar, previamente, seus atendimentos aos internos nas unidades prisionais.

Fonte: SIAPENWEB e gerências da SESIPE