Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/18 às 12h06 - Atualizado em 13/04/18 às 17h52

PFDF

COMPARTILHAR

Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF

 

Diretora: Dra. Deuselita Pereira Martins

Endereço: Granja Luis Fernando, Área Esp. n. 02, Setor Leste do Gama, Gama – DF, CEP 72.460-000

Direção (Secretária) contato: 3384-5220, 3274-5214

Núcleo de visitas: 3556-5949

E-mail: direcao.pfdf@ssp.df.gov.br

 

Orientações ao visitante

 

 

 

 

Consulta do local e dia da visita e impressão da senha online

 

É um serviço online destinado aos visitantes regularmente cadastrados. Por meio de login e senha, obtidos pessoalmente no posto de atendimetno do NA HORA ou no guichê de atendimento da Unidade Prisional, o usuário terá acesso às informações referentes à lotação carcerária, ao dia da realização da visita e a opção de impressão da senha.

 

 

A emissão de senhas para a PFDF estará disponível 4 (quatro) dias antes da data da visita, a partir das 19 horas.

 

As senhas para visitação ficam disponíveis para impressão até as 23:59 horas do dia anterior à visita. Após esse horário o sistema passa a informar os dados da próxima visita.

 

 

 

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF é um Estabelecimento Prisional de segurança média destinado ao recolhimento de sentenciadas a cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado e semiaberto com e sem benefícios externos, bem como de presas provisórias que aguardam julgamento pelo Poder Judiciário.

 

Em caráter excepcional e em casos previamente analisados pela Vara de Execuções Penais, abriga presas provisórias federais.

 

Possui blocos separados em Alas para as internas em prisão provisória, regime semiaberto sem saídas e fechado e outro bloco para presas com benefícios externos concedido (trabalho externo e saídas temporárias). Apresenta oficinas de trabalho, salas de aula para alfabetização, ensino fundamental e médio e bibliotecas.  Há uma ala para gestantes e outra ala para lactantes, que permanecem com os bebês, até, pelo menos, os seis meses de idade. Há assistência médica (clínica geral e psiquiatria), psicológica e odontológica, alem de assistência ginecológica e pediatra.

 

A Penitenciaria Feminina acomoda uma Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP), para presos submetidos à medida de segurança do sexo masculino,  com enfermaria, farmácia e consultório médico. Conta com psiquiatra, psicólogos e terapeutas ocupacionais onde são desenvolvidas atividades de terapia.

 

Maternidade como fator de ressocialização

 

A Penitenciária Feminina do DF possui uma ala exclusiva para as internas gestantes e outra ala para lactantes com recém nascidos até 6 meses de idade.

 

Nestas alas há instalações com estrutura necessária para que as mães custodiadas possam oferecer cuidados maternos aos seus bebês. A ala berçário tem 22 vagas  com beliches, berços, local de higienização para os bebês e banheiro coletivo com chuveiros quentes. Na ala para gestantes tem 24 vagas.

 

Todas recebem o enxoval completo, fornecimento de materiais de higiene para mãe e filho tais como fraldas descartáveis, sabonetes infantil e adulto, pomadas, banheira infantil de plástico, sabão em pó e em pedra – para lavagem do enxoval, absorventes e outros.

 

Para aquelas crianças e gestantes que necessitam de complementação alimentar, são também fornecidos: leite, sopa infantil e fruta.

 

O acompanhamento do pré-natal é realizado na própria Penitenciária Feminina, por equipe do núcleo de saúde, exceto em casos de gravidez de alto risco, que são encaminhados à rede hospitalar pública.

 

A mãe custodiada tem todo o suporte desde o momento da confirmação da gravidez até os 6 meses de idade da criança.

 

Caso a mãe tenha sido presa após o nascimento de uma criança menor de 6 meses de idade, o filho poderá usufruir dos seus cuidados e do suporte da penitenciária até o prazo permitido.

 

Assistência por equipe multiprofissional de saúde pública

 

As internas e internos da Penitenciária Feminina do DF têm atendimento odontológico e assistência médica.

Todos os internos (as) ao chegarem a unidade passam por uma equipe de acolhimento por profissionais de saúde, sendo, cada um, avaliado sobre suas necessidades, em seguida são encaminhados para as devidas assistências, conforme o identificado no momento do acolhimento.

 

A equipe de profissionais de saúde é composta por médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além de técnicos e auxiliares que desempenham importante papel de assistência básica aos internos.

 

A equipe de saúde é vinculada à Secretaria de Saúde do DF em parceria com a Secretaria de Justiça-SEJUS, exercendo suas atividades no Núcleo de Saúde da PFDF, subordinado à  GEAIT – Gerência de Assistência Social da Penitenciária.

 

Trabalho/Estudo – O caminho para a ressocialização

 

A PFDF possui internas matriculadas no núcleo de ensino – da alfabetização ao ensino médio, com professores da Secretaria de Educação do DF. Eventualmente são oferecidos cursos profissionalizantes em convênios firmados com IFB (Instituto Federal Brasileiro) SENAC e SENAI que oferecem cursos, tais como: curso de recepcionista, curso de maquiagem, empreendedorismo, massagem, entre outros. São oferecidos atividades produtivas em oficinas,  parceria com a iniciativa privada e a Direçaõ da unidade. (exemplo: corte e costura, material para pet shop e produtos artesanais). Além da oportunidade de remição ( a cada 03 dias de trabalho menos um dia é contado em sua pena).

 

 

Reitegração Social – Trabalho

OFICINAS

Costura industrial

 

Na Costura Industrial as internas ganham uma nova chance para o futuro mercado de trabalho, aprendendo o oficio do corte e da costura. Professores do ramo as capacitam para a confecção de roupas, uniformes e estilização de vestuário.

 

Professores do ramo as capacitam para a confecção de roupas, uniformes e estilização de vestuário.

 

A unidade também conta com uma oficina de enfeites pets, de laços e gravatas e de reciclagem de lixeiras, onde os internos, em medida de segurança, reaproveitam placas de trânsito inutilizadas e outros restos de metais para construírem novas lixeiras para as cidades do DF.

 

 

Segurança

 

Na área de segurança, a PFDF conta com 01 (um) equipamento “body scanner” de alta tecnologia, além de 01 (um) scanner de objetos.

 

Além de humanizar os procedimentos de revista pessoal, inibem a entrada de objetos ou substâncias entorpecentes que afrontam a segurança prisional. A Unidade conta também com outros sistemas de segurança instalados em pontos estratégicos, que contribuem para que o estabelecimento funcione de forma satisfatória.

 

A PFDF conta com 04 salas para advogados, sendo três salas no Bloco 3 e uma no Bloco 1, além de um posto de apoio da OAB, localizado próximo a entrada do estabelecimento prisional. O profissional tem resguardados todos os seus direitos constitucionais. Presta o atendimento ao seu cliente de forma ampla e irrestrita através de interfones, sem contato físico com o preso.

 

TELEFONES DA PFDF

 

 
SECRETÁRIA DA DIREÇÃO 3384-5220
SECRETARIA 3274-5214
CADASTRO DE VISITANTES 3556-5949
GEASP 3335-9593
GEAP/NUTRAN 3272-4769
NÚCLEO DE EXPEDIENTE (NUEX) 3273-6960
GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA (GEVIG) 3274-8929/3335-9436
NÚCLEO DE VIGILÂNCIA (ESCOLTA) 3274-8929/3335-9436
NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA 3272-4591
GERÊNCIA DE ANÁLISE JURÍDICA  (GJ) 3274-7551
NÚCLEO DE ARQUIVOS (NUARQ) 3272-9181
NÚCLEO DE DISCIPLINA 3274-7551
GEAIT 3273-6736
NUAS (TRABALHO EXTERNO) 3272-9129
NÚCLEO DE ENSINO 3273-3509
NÚCLEO DE SUPRIMENTO (NUSUP) 3384-6368
CHEFE DE PLANTÃO 3335-9487/3385-3204
PORTÃO PRINCIPAL 3335-9460

 

 

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE

Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal - Governo de Brasília

SESIPE

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail comunicasesipe@gmail.com