Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/18 às 15h30 - Atualizado em 21/12/18 às 15h30

DPOE participa de evento de Operações Especiais na PRF

Os agentes Pires, Fernandes, Mirhom, Thiago e F. Simões, da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) participaram, nos dias 18 e 19 de dezembro em Brasília, do Iº Encontro Nacional de Operações Policiais Especiais da PRF (ENPOE PRF). O evento foi promovido pelo Comando de Operações Especializadas e de Fronteira da Policia Rodoviária Federal (COE).

 

Entre palestrantes e ouvintes, além da própria PRF, estiveram presentes representantes de diversas unidades dentre elas: BOPE – PR, GATE – SP, PMMT, BOPE – RJ, DOE – PCDF, COT – PF, BOPE – PMDF, CORE/ SAER – PCERJ, COPESP -EB, CAOP – PF, DPOE-DF, MARINHA DO BRASIL, entre outras.

 

O evento teve como objetivo a positivação da doutrina de Operações Especiais dentro da instituição por meio do Grupo de Trabalho compostos por policiais rodoviários federais com formação em Operações Táticas, Ações Táticas Especiais e Operações Especiais. Foram ministradas palestras como “A importância da Positivação da Doutrina de Operações Especiais”, “Integração entre a Inteligência e as Operações Especiais”, “Integração entre as Unidades Especializadas e Ordinárias no Gerenciamento de Crises/Negociação”, entre outras, com um total de 10 palestras no dois dias do evento.

 

“Ficamos muito honrados em participar de um encontro como este. Sabemos que temos muito a crescer em todos os sentidos quando o assunto é operações especiais e por isso participamos. O intuito é aprender sempre e principalmente entender como é a rotina de outras unidades de renome no Brasil e no mundo e para isso devemos conviver e estar junto das melhores unidades de operações especiais. Que nos próximos anos a gente tenha apoio e incentivo do governo no sentindo de evoluir e firmar essa doutrina em nossas ações” disse o Agente Pires, lotado na DPOE há 4 anos.

 

“Evento extremamente bem organizado, os palestrantes tem alto nível de conhecimento além de serem servidores que fazem a diferença nas suas instituições e para a sociedade. Foi realmente uma grande honra fazer parte de um evento dessa magnitude e reencontrar amigos de outras forças. A segurança publica só cresce com a união e troca de conhecimento dessas instituições.”, afirmou Fernandes, outro agente da DPOE.

 

Para o agente Thiago o evento possibilitou “ajustar conceitos, a necessidade de uma seleção rigorosa de agentes, e a busca por maior integração com a Segurança Pública. Precisamos positivar nossa doutrina, regulamentar nossa atividade sem engessar a atuação a exemplo dos irmãos da PRF. Também não posso deixar de mencionar a necessidade de maiores investimentos na DPOE, bem como dotar de maior relevância o serviço prestado pela unidade. O que ficou muito evidente em todas as palestras é o cuidado em fornecer uma base normativa para proteger o recurso mais importante da unidade de operações: o agente.”

 

O agente Mirhom destacou que a participação da DPOE serviu de exemplo para futuras mudanças: ” o encontro foi uma vitrine para nós vermos e aprendermos a metodologia e organização dessas renomadas instituições e assim poder levar as ações que deram certo por lá para a nossa unidade”.

 

 

A DPOE é referencia no Brasil, por meio de sua doutrina de intervenção Penitenciária amplamente difundida em muitos Estados brasileiros. A participação em eventos dessa natureza agrega valores a sua doutrina e possibilita a sua evolução na busca pelo alinhamento constante ao patamar de outros grupos táticos com atuação no pais.

 

Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal - Governo de Brasília

SESIPE

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail sesipesaa@gmail.com