12/03/19 às 18h36 - Atualizado em 20/03/19 às 10h25

Agentes do CDP e PDFII impediram a entrada de drogas durante a entrada de visitantes

Flagrante de drogas na PDF II

Equipes de Agentes de Atividades Penitenciárias do Centro de Detenção Provisória (CDP) e da Penitenciaria do Distrito Federal II (PDFII) impediram a entrada de drogas durante procedimentos de revista na entrada de visitantes dos dias 06 e 07 de março.

No CDP, duas visitantes foram flagradas com substâncias em suas cavidades naturais no momento em que foram submetidas ao scanner corporal. Ao serem entrevistadas pelos agentes do Núcleo de inteligência do CDP, negaram estar portando alguma substância entorpecente, sendo encaminhadas ao Instituto Hospital de Base para a realização de exame radiológico, onde foi constatada a presença de corpo estranho em suas cavidades. Em seguida, já no Instituto Médico Legal (IML), foi retirada da primeira visitante uma porção de maconha e da segunda, além de maconha, uma porção de cocaína.

Exame radiológico

Droga encontrada do interior de uma banana

Na PDF II, foram flagradas três visitantes em posse de substâncias entorpecentes. A primeira estava com narcóticos inseridos no interior de frutas, flagrada no momento da revista pelo scanner de sacolas, e as demais foram surpreendidas após a revista pelo scanner corporal, após a constatação de corpos estranhos em suas cavidades naturais. Posteriormente, foram entrevistadas pela equipe do Núcleo de Inteligência da PDFII e encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML).

As visitantes envolvidas foram escoltadas pelos agentes das unidades prisionais para a 30ª Delegacia de Polícia para a realização do Auto de Prisão em Flagrante e elaboração de Ocorrência Policial e deixadas sob a responsabilidade da DCCP – Divisão de Controle e Custódia de Presos.

Todas as unidades prisionais do Distrito Federal possuem scanners corporais e também para objetos destinados aos custodiados(as), cujo manuseio é realizado por agentes de atividades penitenciárias treinados. Além disso, cada estabelecimento penal conta com Núcleos de Inteligência para atuar na investigação de condutas criminosas afetas ao Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

Droga apreendida na visita da PDF II

A população também pode ajudar por meio da realização de denúncias no site da SESIPE (www.sesipe.ssp.df.gov.br), na opção “Denúncia Anônima Online”.