Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/18 às 15h34 - Atualizado em 30/10/18 às 14h50

Agente da DPOE conclui Curso de Ações Táticas Especiais da PM/SP

 

No dia 04 de junho de 2018, dos 28 alunos que iniciaram o Curso de Ações Táticas Especiais – CATE, da Polícia Militar de São Paulo, ministrado pelo GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais / 4° Batalhão de Choque, grupo especializado em resgate de reféns, apenas 10 participantes chegaram ao fim e entre os formandos está o Agente de Atividade Penitenciárias Alerson da Silva PIRES, lotado na Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE). Pires é integrante de uma das quatro equipes de plantão responsáveis por garantir a Segurança do Complexo Penitenciário e primeira resposta no caso de situações de Crise.

 

Além do agente Pires concluíram o curso um policial rodoviário federal e oito policiais militares da PM/SP. Ao todo foram 30 dias em que os alunos foram extremamente exigidos na parte física, psicológica e técnica. O desempenho e a dedicação de Pires lhe renderam o 3º lugar na classificação geral do curso.

 

Durante o curso, o operador de segurança recebe preparo para diversas situações como resgate de reféns, explosivos, técnicas verticais, etc. “Não foi fácil. Um curso que em 30 anos de história apenas 341 valentes guerreiros conseguiram se formar mostra o quanto é difícil e é preciso estar bem preparado para chegar até o fim. Me sinto mais preparado e confiante para realizar as atividades no nosso dia a dia. Espero poder contribuir um pouco mais com o nosso sistema penitenciário, principalmente nas atividades desenvolvidas pela DPOE. Não queremos o pior mas devemos estar sempre preparado para ele”, afirma o agente Pires.

 

A DPOE, além de realizar cursos, tais como o de intervenção carcerária, tem como cultura o incentivo a busca de seus servidores por mais capacitação, por meio da participando em cursos e treinamentos em outras unidades de operações especiais das forças de segurança. O intercambio e o estabelecimento de parcerias permite a troca de experiências, o aprendizado de novas habilidades e procedimentos e coloca a disposição do Sistema Penitenciário do DF servidores com maior qualidade na execução das atividades desenvolvidas nas ações de controle da segurança dentro e fora das Unidades Prisionais.

Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal - Governo de Brasília

SESIPE

Subsecretaria do Sistema Penitenciário – SESIPE SIA Trecho 3, Lotes 1379/80 - CEP: 71.200-032 Telefone: 3234-6406 | E-mail comunicasesipe@gmail.com